Artigo

Reidratação de matérias-primas e rações? A Eurotec Nutrition vai mais além com o Programa Optima

March 03, 2021

A umidade é um dos principais fatores da composição bromatológica de matérias-primas e rações. Seu teor irá influenciar diretamente a concentração de nutrientes, como proteína, extrato etéreo e fibra presentes no alimento. A umidade também tem importância direta na qualidade microbiológica das matérias-primas e rações, pois em níveis elevados, propicia o ambiente ideal para o desenvolvimento de bolores e leveduras, bem como de bactérias patogênicas como a Salmonella. Além disso, a quantidade de água em um alimento, determinada pelo seu nível de umidade, é uma das garantias de manutenção da qualidade organoléptica da ração, em termos de palatabilidade e formação de “off-flavors”, por exemplo.

 Como se pode se pode manter em equilíbrio o nível de umidade da matéria-prima ou ração com sua composição bromatológica, qualidade microbiológica e características organolépticas? Um processo de secagem sem critério, por exemplo, embora permita a redução da atividade de água e com isso iniba o crescimento microbiano, por outro lado pode acabar acarretando na perda de palatabilidade da matéria-prima ou da ração. Já uma secagem não tão eficiente resulta em níveis de umidade mais altos, melhor palatabilidade, mas acaba fazendo a diluição dos nutrientes no alimento e maior risco de crescimento fúngico e bacteriano.

 Com estas premissas a Eurotec Nutrition desenvolveu sua linha de reidratação de matérias-primas e rações, o Programa Optima. Esta linha de produtos destina-se à reidratação de farinhas de origem animal, farelos de origem vegetal e rações animais prontas. Mesmo utilizado em baixas dosagens, possibilita um incremento no valor bruto da umidade do alimento de cerca de 2 a 4% quando comparado com as amostras não tratadas. Contando na sua composição com princípios ativos antifúngicos e antibacterianos, o Programa Optima garante a qualidade microbiológica do alimento tratado durante o período de armazenamento, mesmo com o incremento dos níveis de umidade, pois além das propriedades de conservação,  atua também no controle de água livre (Aw) do alimento. A reidratação de matérias-primas e rações com o uso do Programa Optima aumenta a palatabilidade dos alimentos, reduz a possibilidade de formação de “off-flavors” e mantém o controle de bactérias, fungos e leveduras.

 Quando o assunto é reidratação de matérias-primas e rações destinados à alimentação animal, a Eurotec Nutrition vai mais além!



Privacidade e Cookies

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse.
Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.