Artigo

Euroarom & Eurosweet: A solução Eurotec Nutrition para aumentar a apetência dos alimentos

22 de junio de 2021

Animais de produção, como suínos, bovinos e equinos, bem como os animais de estimação, como cães e gatos, possuem olfato e paladar várias vezes mais aguçados e refinados quando comparados com os humanos. Por características morfológicas e em consequência da evolução destas espécies, elas são providas de um grande número de bulbos olfativos na cavidade nasal e um volume expressivo de papilas gustativas em suas línguas, caracterizando-os como indivíduos com alta capacidade de seleção de suas dietas.

Além destas especificidades temos a divisão dos indivíduos por categoria animal. Todas estas espécies passarão em algum momento de suas vidas, de uma dieta basicamente líquida (o leite), para uma dieta sólida (a ração). Isso implica em toda uma mudança comportamental e fisiológica dos lactentes para se adaptarem às fases juvenis e adultas, com modificações na dieta e nas suas preferências.

O uso de aromatizantes e palatabilizantes bem como de edulcorantes nas rações dos animais de produção e nos alimentos destinados aos pets, , têm como objetivos: atrair para o novo alimento os animais que estão em fase de transição da dieta e “mascarar” possível sabor ou odor desagradáveis que possam desestimular o consumo do alimento. Os aromatizantes, palatabilizantes e edulcorantes podem ser incluídos no conceito de “fidelização” do consumo de alimento, imprimindo uma característica sensorial específica que se torna uma extremamente atrativa daquela ração. 

A Eurotec Nutrition possui a linha Euroarom, que inclui aromatizantes e palatabilizantes, tendo sido desenvolvida buscando a melhor integração entre pesquisa/desenvolvimento e as necessidades do mercado, combinando os  aromas preferenciais de cada espécie e categoria animal. A validação das formulações foi feita através de testes de aromagrama, que determinam as notas de cabeça, corpo e cauda de cada versão disponibilizada de Euroarom e de testes de aceitação e preferência pelos animais. A função palatabilizante é composta principalmente pelo uso de substâncias naturais que “fixam” a persistência gustativa e condicionam a preferência do animal ao alimento tratado com o palatabilizante. Já o Eurosweet é o edulcorante da Eurotec Nutrition, baseado principalmente em neohesperidina e sacarina sódica, obtendo maior efeito edulcorante com baixas inclusões na ração.

A Eurotec Nutrition disponibiliza atualmente o Euroarom RW 47, para ruminantes, e o Euroarom PF 32 S, para suínos e lança agora novos aromas como mel e melaço, coco e baunilha, entre outros, ampliando o leque de espécies e categorias animais a serem atendidas.

Quando o assunto é aumentar a apetência e consumo dos alimentos, a Eurotec Nutrition vai mais além.  

Privacidade e Cookies

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse.
Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.