Blog

SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade

14 de setembro de 2020

         Nos últimos anos a Eurotec Nutrition vem investindo e melhorando cada vez mais o seu SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade. O interesse da Eurotec Nutrition em apresentar ao cliente não apenas um produto, mas sim uma solução segura, produzida dentro das normas BPF – Boas Práticas de Fabricação, vem a reforçar as práticas da empresa reforçando ainda mais sua perspectiva de organização.
         
         A implementação de um programa de boas práticas de fabricação e procedimentos padronizados é considerada fundamental para a garantia da qualidade dos processos e dos produtos em uma indústria. A ferramenta BPF é composta por procedimentos padronizados adotados pela Eurotec que abrangem desde o recebimento da matéria-prima, controle de qualidade, higiene, equipamentos, produção, armazenamento, expedição do produto acabado e saúde e segurança do colaborador.
         
         Além da BPF, a empresa já tem implementado o APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Este sistema é essencial para a expedição de um produto seguro e livre de contaminações químicas, físicas ou microbiológicas. Aborda medidas e controles preventivos dentro do processo produtivo quanto à segurança do produto. Todas as etapas são acompanhadas garantindo a rastreabilidade total de produtos e processos.
        
         Desde 2006 a empresa tem implementada a BPF dentro do seu processo produtivo. Os procedimentos mínimos são regulamentados pela Instrução Normativa n°04 do MAPA. Em 2019 a Eurotec Nutrition foi auditada pela empresa EVS que recomendou a certificação da empresa de acordo com esta instrução normativa.
         
         Visando alcançar novos mercados, ainda em 2019, a Eurotec Nutrition foi auditada e recomendada para certificação GMP+ para produção de aditivos e no primeiro semestre de 2020 a Eurotec passou com êxito pela auditoria externa de certificadora internacional GMP+ para produção, comércio e serviços de aditivos e pré-misturas para alimentação animal, que contou com auditores internacionais da Índia e Uruguai. Através desta certificação a Eurotec obtem a validação e aprovação dos seus processos de boas práticas de fabricação e segurança do alimento, com o atendimento das exigências da legislação e normativa europeia de gestão da qualidade na produção de aditivos e pré-misturas. Este diferencial reforça o compromisso Eurotec com os clientes atuais, e também abre novas oportunidades no mercado internacional de feed additives.