Blog

Como garantir sabor e aroma dos alimentos e agradar o paladar e o olfato dos animais

28 de maio de 2019

O dono de um PET e que leva a alimentação de seu animal de estimação a sério, observa uma série de características antes de comprar um pacote de ração. Não por acaso, o mercado oferece opções das mais variadas das chamadas PET foods para atender necessidades cada vez mais específicas, conforme a raça, idade e peso do animal. O cuidado também ocorre em relação ao sabor e aroma dos alimentos para agradar ao paladar e olfato dos animais, não só os de estimação, como também os de produção (como aves e suínos na agroindústria).

Há uma procura por um incremento no consumo de ração. Isso pode ocorrer pela mudança de fase e de categoria dos animais, como, por exemplo, de leitões lactantes para leitões desmamados. Ou ainda para vacas leiteiras de alta produção que exigem um consumo elevado de concentrado na dieta. Também no caso de cães e gatos, animais bastante sensíveis a qualquer alteração de sabor e aroma, é preciso considerar medidas para que a alimentação aconteça sem empecilhos.

Em situações assim, quando as dietas incluem algum ingrediente pouco palatável, surge a necessidade de agir utilizando aromatizantes/palatabilizantes, como os da linha Euroarom e Eurosweet, ambos produtos da Eurotec Nutrition, e que melhoram a qualidade sensorial da ração. A ação dos produtos pode ser percebida porque há uma mudança no comportamento dos animais, refletida também no apetite, o que acaba estimulando o consumo do alimento.

Soluções para agradar o paladar e o olfato dos animais

Para chegar a soluções como os produtos das linhas Euroarom e Eurosweet, a Eurotec Nutrition investe em pesquisa e desenvolvimento. Todos os aromas e palatabilizantes da empresa passam pela cromatografia gasosa, uma técnica de análise para determinar a composição de um produto químico e que, neste caso, ajuda a definir o aromagrama. Ou seja, este processo serve para determinar as notas de cabeça, de corpo e de cauda de cada um dos aromas e palatabilizantes comercializados pela Eurotec Nutrition.

As notas de cabeça determinam a primeira impressão do animal pela ração. É o fator determinante para que a ração que recebeu o aditivo seja palatável ou não.

As notas de corpo e de cauda, por sua vez, determinam a persistência do aroma e do sabor do aromatizante/palatabilizante utilizado na ração.

A literatura científica do tema, aliada ao conhecimento prático do time Eurotec, ajuda na determinação de quais aromas e palatabilizantes são mais recomendados para cada espécie, bem como na definição de quais as mais eficientes notas de cabeça, corpo e cauda para cada produto da linha de aromatizantes da Eurotec Nutrition.

Principais produtos e soluções da Eurotec que ajudam no sabor e aroma

A Eurotec Nutrition possui a linha de aromatizantes/ palatabilizantes Euroarom e a de adoçantes denominada Eurosweet. As duas contemplam produtos destinados a rações para animais de produção (bovinos, suínos e aves).

Para bovinos, atualmente a empresa tem como destaque ainda o Euroarom RW 47, com aroma e sabor cítrico.

Para suínos, além do Eurosweet com sua função básica de “adoçar” a ração, a Eurotec Nutrition oferece o Euroarom PF 32 e o Euroarom MG 25, compostos basicamente de notas de leite, baunilha e frutas vermelhas.

Para complementar a linha PET, a Eurotec está desenvolvendo novos produtos que possuem um excelente poder atrativo na ração destinada aos animais de companhia. O desenvolvimento de novas linhas de aromatizantes e palatabilizantes tem sido feito em parceria com uma empresa global com grande expertise e anos de atuação neste segmento.

Ficou interessado em saber mais sobre como melhorar o sabor e o aroma dos alimentos para agradar ao paladar dos animais? Consulte os especialistas da Eurotec Nutrition.