Blog

Linha de Acidificantes: solução da Eurotec Nutrition para a alimentação animal

20 de março de 2020

Em uma postagem anterior (https://euronutri.com.br/pt-br/blog/acidos-organicos-aditivos-fitogenios-dieta-frangos-de-corte) falamos um pouco sobre o uso de ácidos orgânicos e aditivos fitogênicos na nutrição animal. Nesta postagem, queremos falar exclusivamente sobre a linha de acidificantes da Eurotec Nutrition, indicada para o controle de patógenos e saúde intestinal.
 
Na produção animal, são comumente utilizados como acidificantes os denominados ácidos orgânicos de cadeia curta, que possuem na sua composição entre 1 a 4 carbonos. Entre eles podemos citar o ácido fórmico, o ácido acético, o ácido propiônico, o ácido lático e o ácido benzóico, para elencar os principais ácidos utilizados na formulação dos aditivos acidificantes. Além disso, na formulação dos acidificantes utilizam-se os sais de ácidos orgânicos, com a finalidade de “estender” a ação dos ácidos orgânicos no trato gastrointestinal.

O uso de acidificantes nas dietas de monogástricos possui 3 principais objetivos, acidificação do meio, facilitação do processo digestivo e o efeito antimicrobiano, agindo como preventivo da contaminação e desenvolvimento de flora patogênica no trato gastrointestinal dos animais, bem como favorecendo a proliferação de bactérias saprófitas. Existem vários mecanismos envolvidos na utilização de ácidos orgânicos na alimentação animal, mas é especialmente marcante o efeito de acidificação do meio, de modo que o ambiente intestinal não seja favorável ao desenvolvimento de patógenos como Salmonella, E. coli e Clostridium, por exemplo. Outro efeito importante é que os ácidos orgânicos são responsáveis pela morte da célula bacteriana, devido ao desarranjo de cargas no citoplasma da célula e a posterior depleção de ATP e esgotamento energético, levando assim a lise da célula bacteriana.

Com a tendência cada vez maior de validar alternativas ao uso de antimicrobianos promotores de crescimento na alimentação de aves e suínos, aditivos que sejam efetivos em manter níveis seguros de desenvolvimento de patógenos e modular a saúde intestinal dos animais, como é o caso do uso de ácidos orgânicos, ganha espaço nas formulações de dietas para estes animais. 

A Eurotec Nutrition possui a linha de acidificantes Euroacid, com produtos específicos para cada espécie animal e cada fase da produção, oferecendo uma linha de produtos em pó para adição na ração e a linha de acidificantes líquidos para uso via água de bebida, ambas  com opções associadas ou não ao efeito sinérgico dos óleos essenciais e extratos herbais. Todos os acidificantes da Linha Euroacid são validados em testes laboratoriais e de campo e contém o balanço ideal de ácidos orgânicos e seus sais para potencializar a atividade tamponante, bactericida e moduladora da saúde intestinal. 
               
Com a linha de acidificantes Euroacid, a Eurotec Nutrition vai mais além quando o assunto é controle de patógenos e saúde intestinal!