Blog

Como a Eurotec Nutrition ajuda na preservação de matérias-primas de origem animal

03 de abril de 2019

Dentro do conceito da Eurotec de ir além (Go Beyond), uma informação já indica a forma como a Eurotec Nutrition ajuda na preservação de matérias-primas de origem animal: a empresa é pioneira na oferta de produtos e programas de tratamento com soluções eficazes para a preservação aliadas à nutrição animal e aplicadas à farinhas, farelos, rações, óleos, grãos, sementes, entre outros. Isso deu origem a uma linha completa de aditivos para a preservação de matérias-primas para alimentos e controle da degradação de matérias-primas, da rancidez hidrolítica e oxidativa, da proliferação de micotoxinas, bactérias, fungos e leveduras.

Na opinião do gestor de negócios da Eurotec Nutrition, Leonardo Seyboth, tem sido um privilégio para a empresa participar de um segmento da cadeia de produção animal onde é possível contribuir para a diminuição do impacto ambiental. Os produtos e serviços da Eurotec Nutrition viabilizam o uso de resíduos de abatedouros que se transformam em matérias-primas de alto valor agregado, tanto em termos nutricionais como econômico. “Basicamente ajudamos a todo o setor de rendering ou reciclagem animal a trabalhar de forma mais eficaz, processando resíduos de abatedouros, transformando-os em matérias-primas de alta qualidade para a nutrição animal e reduzindo o volume final de rejeitos”, explica Seyboth. “Isto é sustentabilidade, é ir além”, diz.

Atuação no segmento de preservação de matérias-primas de origem animal

No segmento de preservação de matérias-primas de origem animal, os carros-chefe da Eurotec Nutrition são os aditivos antioxidantesantisalmonela e conservadores. Estas linhas de produtos são destaque no mercado porque oferecem um leque de opções de formulação, atendendo desde farinhas para a nutrição de aves e suínos até o mercado pet food. Além disso, a eficácia dos produtos, as finalidades para as quais são destinados, e o sistema de dosificação alia segurança na aplicação e acompanhamento do sistema em todas as fases do processo.

Entre os produtos, a linha Stop Acid como um todo é considerado um case de sucesso no segmento. Outro destaque junto aos clientes da Eurotec Nutrition é o Stop Acid Soft XL que chama atenção por trazer consigo o conceito de baixa corrosividade e evaporação, graças à moderna tecnologia empregada em sua formulação.

Além dos produtos, a Eurotec Nutrition contribui também com sua expertise na área de preservação de matérias-primas de origem animal para uso em nutrição animal. Os técnicos da empresa oferecem sugestões de pontos ótimos de aplicação, equipamentos de dosificação mais adequados às condições de cada cliente, recomendação de dosagem baseada no histórico, objetivos do cliente e exigências dos clientes dos clientes da Eurotec.

Neste contexto, a rotina de atendimento de clientes do segmento de reciclagem animal começa com a definição de produtos mais recomendados e respectivas dosagens. “Em se tratando de produtos líquidos é feita então a definição de melhores pontos para fazer a aplicação dos produtos e o levantamento situacional da linha de produção do cliente para desenvolver então o equipamento de dosificação mais adequado”, explica Seyboth.

Depois da produção do equipamento, o mesmo será instalado e serão feitas as aferições de dosagem, sempre com o acompanhamento do responsável pela fábrica e/ou pelo Controle de Qualidade. Tanto no caso de produtos líquidos quanto em pó são alinhadas as recomendações que permitam a otimização da eficácia dos produtos.

Perspectivas e tendências

O gestor de negócios da Eurotec Nutrition avalia que o segmento de rendering vem passando por um processo de profissionalização crescente ao longo da última década, gerando produtos de alta qualidade nutricional e com grande segurança alimentar. “As características organolépticas e microbianas atendem aos mais altos padrões exigidos no mercado brasileiro e global, alçando o país às mais altas posições no mercado!, analisa Leonardo Seyboth.

Segundo ele, a redução do desafio ambiental permitida pela utilização dos rejeitos de abatedouros é notável e cada vez mais haverá pressão dos mercados consumidores e da opinião pública para que se produza de forma econômica e sustentável farinhas e óleos animais. Paralelamente um novo filão se mostra cada dia mais forte que é a produção voltada para os biocombustíveis. !A tendência também continuará forte em termos de monitoramento dos pontos de aplicação, dosagens asseguradas e recuperação de princípios ativos que atendam os mercados!, conclui.

Deseja saber mais sobre como a Eurotec Nutrition ajuda na preservação animal? Confira a nossa linha de produtos e consulte nosso time de especialistas.