Blog

Antioxidantes: O que são e que benefícios trazem para o bem-estar animal

21 de janeiro de 2019

A comida que você dá para seu pet não teria a mesma qualidade não fosse o uso de antioxidantes. O mesmo vale para as rações que alimentam os animais de criadouros, como aves e suínos. Por isso, o uso de antioxidantes e também de conservantes de matéria-prima está cada vez mais disseminado e tornou-se praticamente indispensável para todas as empresas de nutrição que têm compromisso com qualidade e segurança nutricional de seus produtos.

Mas por que os antioxidantes são tão importantes na fabricação de pet food e rações? Que benefícios proporcionam para o bem-estar animal?

O uso de antioxidantes tem a função de evitar o início do processo de oxidação das matérias-primas dos alimentos. A oxidação leva a alterações das propriedades organolépticas (cor, textura, sabor, odor e brilho) e nutricionais que são incorporadas à alimentação tanto dos animais de estimação quanto dos animais de criadouros.

Sobre benefícios, quantas vezes você ouviu ou até usou com frequência citações, como: “você é o que você come” ou “saúde integral começa por saúde intestinal”? Nesse sentido, como os antioxidantes, redutores de acidez e conservantes de matéria-prima mantêm a qualidade de alguns dos principais componentes das rações, os animais acabam sendo fortemente favorecidos pela redução dos desafios entéricos e pelo consequente fortalecimento da saúde intestinal e saúde geral.

Evitando a geração de radicais livres, a partir do uso de antioxidantes, é possível atingir outro benefício importante: promover um status imunológico e sanitário consistente, uma vez que estes radicais causam a peroxidação dos lipídios do organismos vivos.

Portanto, o objetivo do uso de antioxidantes é alcançar os menores índices possíveis de formação de peróxido - se possível, chegar a zero no processo de produção - e a manutenção deste índice durante o prazo de validade dos produtos. Controle de peróxidos significa, em termos práticos, que a qualidade nutricional das farinhas, óleos ou rações estará preservada.

A linha de antioxidantes da Eurotec Nutrition

Os antioxidantes que compõe a linha Eurotec Nutrition, atuam no controle da rancidez oxidativa e do índice de peróxido para a melhor proteção dos componentes lipídicos na produção de rações e pet food, além de farinhas e óleos destinados à nutrição animal. A linha de antioxidantes da Eurotec Nutrition conta com 20 opções de produto e inclui versões líquida e pó.

A aplicação dos produtos líquidos é feita por equipamentos customizados e que permitem dosagens confiáveis e adequadas a cada situação.Já os produtos em pó são aplicados por atomizadores ou mesmo por meio de dosagem manual, dependendo do objetivo da empresa (linha de produção, equipamentos, ambiente, volume de produção).

Como se vê, o leque de opções oferecido é bastante amplo e inclui diferentes formulações adequadas às mais diversas demandas, blends com BHA, BHT, TBHQ, propilgalato, ácido cítrico, com etoxiquina, sem etoxiquina, com ou sem antioxidantes naturais. Assim, a Eurotec Nutrition procura atender os mais diversos segmentos, entre os quais o de pet food, e mercados como asiático, europeu e americano.

Conheça a linha de antioxidantes da Eurotec Nutrition.