Blog

Aditivos antioxidantes para garantia da estabilidade do biodiesel

12 de fevereiro de 2020

O biodiesel é o combustível obtido a partir de óleos vegetais ou gordura animal a partir da transesterificação destes, que pode substituir total ou parcialmente o diesel de petróleo em motores a diesel de carros, caminhões, tratores, bem como de motores estacionários, como motores geradores de eletricidade.

Uma das maiores dificuldades encontradas na produção e uso do biodiesel é referente à conservação do combustível nos motores. Existem diversos fatores que podem alterar suas características, degradando o produto e ocasionando problemas no motor como entupimentos, por exemplo. Dentre eles, se destacam o ponto de congelamento (solidificação) do combustível, o crescimento microbiano e a oxidação.

A oxidação do biocombustível pode ser decorrente de diversos fatores, como a presença de ácidos graxos insaturados, luz, temperatura, pH, radicais livres, íons metálicos e condições de armazenamento. Dentre os fatores desencadeadores da oxidação do biodiesel citados, os principais responsáveis por este processo são os fenômenos de foto-oxidação e autoxidação. 

Os antioxidantes são substâncias que prolongam o tempo de vida útil do biodiesel. A adição de aditivos antioxidantes é também uma forma de fazer com que o limite mínimo de estabilidade oxidativa exigido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) seja atingido, mantendo a qualidade do biocombustível. Segundo a Resolução Nº 798 da ANP, datada de 01 de agosto de 2019, todo biodiesel produzido deve ter adicionado em sua composição um aditivo antioxidante e este biodiesel deve possuir estabilidade oxidativa a 110ºC por no mínimo, 12 horas. Os antioxidantes, em geral, são classificados de acordo o com a sua origem: sintéticos e naturais. Tais antioxidantes podem ser utilizados de forma pura ou em sinergia de dois ou mais antioxidantes, objetivando garantir o tempo mínimo de estabilidade oxidativa do biodiesel em consonância com a legislação vigente.

A Eurotec Nutriton possui uma linha de aditivos antioxidantes sintéticos e naturais, específicos para adição no biodiesel, com formulações adequadas ao propósito de garantir a maior estabilidade frente aos processos de oxidação, atendendo a resolução da Agência Nacional do Petróleo.