Ração animal: Como é produzida a comida do seu bichinho de estimação
26 de abril de 2019
Houve um tempo em que a preocupação com o tipo de alimento dado aos cães e gatos era mínima ou quase nenhuma. A “dieta” era constituída basicamente de sobras das refeições. Mas isso mudou com o crescimento do mercado PET e com a maneira com que as pessoas passaram a lidar com seus bichos de estimação – com mais afeto, carinho e atenção aos mínimos detalhes, inclusive em relação à alimentação com uma variedade cada vez maior de marcas de ração animal.
Entre tantas opções, é importante sempre pedir orientação do veterinário e conferir as informações sobre nutrientes, fibras, proteínas e vitaminas que constam na embalagem. E na hora de comprar o produto certo também ajuda quando há um conhecimento maior sobre o processo de produção da ração animal. É isso o que apresentamos a seguir.
Produção de ração animal para PETs
A produção de ração animal é cada vez mais aprimorada por causa da demanda por alimentos específicos para cada espécie e que exigem formulação balanceada, composta de carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e fibras. Tudo isso sempre na porção adequada para suprir necessidades nutricionais diárias dos animais. Esses cuidados se devem ao impacto que a alimentação causa à saúde dos PETs, em suas pelagens e dentição. Partindo deste objetivo, a produção de ração animal envolve os seguintes fatores:
-
As rações são fabricadas em diversas etapas, começando pela moagem, enquanto a última é a peletização ou formação do grão, que pode variar de tamanho e formato.
-
A composição e o processo de fabricação da ração são muito bem estruturados e com cuidados em sua produção.
-
A produção de ração animal inclui cuidados como a seleção dos fornecedores e matérias-primas compostas por farinha proveniente da produção das partes de animais que não são destinados ao consumo humano.
-
Também são analisadas a composição das embalagens com o objetivo de garantir a preservação do alimento e suas propriedades.
-
Sobre a composição do alimento, um alimento seco para animais tem uma parte de ingredientes de origem vegetal (fontes de carboidratos, proteínas e gorduras, os chamados três grupos de macroingredientes).
-
A formação da ração também conta com minerais como cálcio, ferro, cobre, entre outros, bem como suplementos como vitaminas, aminoácidos e nutracêuticos.
-
Na produção da ração animal são inseridos ainda os conservantes (aditivos tecnológicos), que garantem durabilidade, segurança e características do produto (consistência, sabor…), e os corantes, que têm a função de uniformizar cor da ração.
-
No processo de fabricação da ração, propriamente dito, a maioria dos ingredientes já vem seco, com umidade não passando dos 10%.
-
Os ingredientes são misturados e passam pela moagem para que as partículas fiquem homogêneas, seguindo para a extrusora, que elimina contaminantes e torna o produto digestivo.
-
Depois da extrusora, a ração passa pela secagem, com posterior adição da cobertura do produto e embalagem.
Como a Eurotec Nutrition participa da produção de ração animal
Os antioxidantes têm papel fundamental na produção de ração animal. É fornecendo esses aditivos para os fabricantes de ração animal que a Eurotec Nutrition tem marcado presença no segmento de PET food e contribuído para o bem-estar dos bichos de estimação. Como já destacamos, o uso de antioxidantes tem o objetivo de evitar o início do processo de oxidação das matérias-primas dos alimentos. A oxidação leva a alterações das propriedades organolépticas (cor, textura, sabor, odor e brilho) e nutricionais que são incorporadas à alimentação tanto dos animais de estimação quanto dos animais de criadouros.
A linha de antioxidantes da Eurotec Nutrition atua no controle da rancidez oxidativa e do índice de peróxido para a melhor proteção dos componentes lipídicos na produção de rações e pet food, além de farinhas e óleos destinados à nutrição animal. A linha conta com 20 opções de produto e inclui versões líquida e pó.
Saiba mais sobre os antioxidantes da Eurotec Nutrition.
Com informações do Estadão.