Blog

Incrementando o valor energético das rações com Bredol, o aditivo emulsificante da Eurotec Nutrition

15 de julio de 2020

Para alguns nutricionistas, a energia pode ser considerada o principal componente na formulação de dietas para frangos de corte. Sua disponibilidade na dieta irá influenciar  diretamente no desempenho zootécnico dos animais, assim como no custo final da ração fabricada. Elevar a densidade energética da ração a ser formulada, implica na maior parte das vezes no uso de alguma fonte lipídica na dieta, sejam óleos vegetais ou gorduras de origem animal. Algumas pesquisas sugerem uma inclusão mínima de 1% de lipídios na dieta dos frangos, sendo que estes valores podem variar de 2 a 5% de inclusão. A fonte e o custo do lipídio utilizado é que acabam determinando o nível de inclusão na dieta. O óleo de soja é a fonte de gordura mais comumente utilizada, podendo ainda ser utilizados outros óleos vegetais e gorduras animais, como por exemplo, óleo de víscera de aves.

Os aditivos emulsificantes são utilizados com duas finalidades básicas: 

1) Melhorar a qualidade de rações peletizadas, pela mudança na dinâmica da água presente no alimento, aumentando a dureza e durabilidade do pelete e consequente redução de finos da ração;

2) Incrementar nutricionalmente a qualidade energética do alimento, pois o aditivo emulsificante proporciona um aumento da superfície de contato dos lipídeos com a enzima lipase, fazendo com que a absorção das micelas de monoglicerídeos sejam melhor absorvidas e carreiem outros nutrientes para serem absorvidos de forma mais eficiente.

Bredol, aditivo emulsificante da Eurotec Nutrition, a base de ricinoleato de gliceril polietilenoglicol, promove a melhoria da qualidade do pelete e a melhor absorção da fração lipídica do alimento. Bredol possui um balanço hidrofílico-lipofílico (HLB) alto, ou seja, possui uma natureza essencialmente hidrofílica, apresentando alta efetividade no ambiente intestinal, onde a água presente no meio é muito maior que a quantidade de gordura existente neste meio. Neste caso, o uso de Bredol aumenta a possibilidade de emulsificar a gordura presente na dieta para posterior ação da lípase e absorção pela parede do intestino quando comparado a um emulsificante com baixo HLB.

Quando o assunto é incrementar o valor energético de rações, a Eurotec Nutrition vai mais além!