Blog

Matéria-prima de qualidade para a reciclagem animal: Os reguladores de acidez da Eurotec Nutrition

June 29, 2020

Sabe-se que a obtenção de farinhas e gorduras de origem animal de qualidade depende fundamentalmente da qualidade da matéria-prima que é processada. Os processos químicos e microbiológicos que ocorrem na matéria-prima, seja vísceras, penas, sangue ou outros resíduos do processo de abate e desossa da carne irão definir as características físico-químicas e bromatológicas do produto final. Temperatura de estocagem, qualidade do acondicionamento, umidade, tempo até o processamento e contaminação microbiana são alguns dos parâmetros que influenciam a qualidade da matéria-prima. Nas unidades em que o abate (frigorífico) e o processamento do resíduo (graxaria) estão na mesma unidade de produção fabril, este problema é até certo ponto minimizado, pois neste caso normalmente, a matéria- prima não tardará a ser processada. Quando, no entanto, a graxaria recebe matéria-prima de frigoríficos e abatedouros externos, pode ocorre uma série de fatores como mau acondicionamento, exposição da matéria-prima a situações de altas temperaturas, como no verão; demora no transporte e no início do processamento na graxaria o que acaba por potencializar o crescimento microbiano de forma exponencial.

Os fatores descritos acima irão normalmente acarretar em elevação do índice de acidez, pelo processo de rancidez hidrolítica; aumento do índice de peróxido, pelo consequente processo de peroxidação da fração lipídica da matéria-prima em decorrência da temperatura e material (metal) onde ela é acondicionada; além de degradação protéica bem como este material poderá servir como um carreador de microorganismos, como a Salmonella, por exemplo, para dentro da graxaria. 

Estes problemas podem ser solucionados com o uso de reguladores de acidez. Estes aditivos funcionam como coadjuvantes industriais na correção da acidez e como conservantes da matéria-prima de origem animal. Estão baseados em princípios ativos que neutralizam a acidificação do meio, seja pela diminuição do índice de acidez ou mesmo pela inibição do crescimento microbiano. Além disso estes produtos interrompem o processo de oxidação lipídica, evitando que a matéria-prima dê origem a uma farinha ou gordura com qualidade degradada. A Eurotec Nutrition apresenta sua linha de reguladores de acidez: Stop Acid, Stop Acid Plus, Stop Acid Blood e Stop Acid XL. Nas apresentações pó e líquida, com sistema de dosificação na matéria-prima, é indicado para os mais diferentes resíduos da reciclagem animal, com formulações específicas para cada situação e combinação sinérgica de princípios ativos.

Quando se fala em reguladores de acidez, a Eurotec Nutrition vai mais além!