Blog

Benefícios e resultados práticos do sistema de dosagem da Eurotec Nutrition

13 de Dezembro de 2018

Como já destacado, a Eurotec Nutrition tem entre os seus principais diferenciais a inquietude de procurar atender as necessidades do cliente, oferecendo soluções que o auxiliem na obtenção de produtos finais de qualidade e cada vez mais padronizados. Assim é também com o sistema de dosagem em que a empresa procura ir muito além das customizações de sistemas em função da realidade encontrada em cada cliente.

Mas você sabe o que é e como funciona o sistema de dosagem da Eurotec Nutrition?

Em linhas gerais, trata-se de um serviço de instalação e manutenção de sistemas de dosagens de aditivos voltados para a necessidade de cada cliente, buscando sempre se adequar à operação dele, visando a automatização, comodidade e, principalmente, qualidade e segurança das farinhas, grãos, rações e farelos produzidos.

Tome-se como exemplo as fábricas de reciclagem animal que recebem os resíduos de abate do frigorífico com alta contaminação microbiana e necessitam transformar essa matéria-prima em um produto seguro, de qualidade e ainda com grande valor nutricional – o que ocorre a partir da dosagem de aditivos como os fornecidos pela Eurotec Nutrition.

Como a Eurotec Nutrition trabalha a dosagem

A Eurotec Nutrition conta com uma equipe técnica especializada no serviço de dosagem. Como diferencial, as visitas de manutenção preventiva incluem a checagem do sistema instalado e também o compartilhamento de conhecimentos para o cliente levantar pontos críticos de controle de seu processo, melhorar o rendimento do aditivo aplicado e, inclusive, conquistar novos mercados e alavancar vendas.

Inicialmente, os técnicos da Eurotec Nutrition utilizavam planilhas de controle unicamente manuais para que o cliente pudesse realizar o devido acompanhamento de suas dosagens e do funcionamento de seu sistema dosador. A ideia era permitir implementar a verificação da aplicação dos aditivos fornecidos pela Eurotec Nutrition na rotina diária da empresa. Mas, à medida que o mercado foi automatizando seus processos, houve uma evolução a partir do uso da tecnologia para que os sistemas de dosagem pudessem se comunicar com as demais máquinas e equipamentos instalados pela Eurotec Nutrition em cada cliente.

Com a chegada da Indústria 4.0, que engloba as tecnologias para automação e troca de dados, a Eurotec Nutrition investiu neste conceito propiciando o monitoramento remoto dos equipamentos de dosagem. Com o Eurocontrol, a empresa se tornou pioneira no mercado nacional de aditivos com um sistema de informação interligado ao Portal do Cliente da Eurotec Nutrition e que permite verificar o consumo individual em cada ponto de aplicação da fábrica do cliente. Isso proporciona maior controle e, consequentemente, maior qualidade e segurança de seu processo e seu produto final.

Benefícios e resultados do serviço de dosagem

Na lista de benefícios proporcionados, o sistema de dosagem fornecido pela Eurotec Nutrition garante a correta homogeneização de seus aditivos aos produtos de seus clientes, de modo que os resultados sejam padronizados e gerem produtos para a nutrição animal cada vez mais seguros. Atrelando o sistema de dosagem ao de gerenciamento de informações é possível ir além no controle total de consumo de aditivos em relação ao produto acabado. Isso possibilita ao gestor diminuir seu custo e otimizar o investimento na dosagem de aditivos.

Sobre os resultados práticos, veja o que ocorre no ramo da Agroindústria.

O setor é cercado de grandes desafios qualitativos que vão além da inclusão de aditivos. Por isso, muitas vezes, o fornecimento de um aditivo e um sistema de dosagem não é suficiente para resolver um problema microbiológico ou físico-químico no cliente. O conhecimento de todos os processos de produção, capacidade de investigação e expertise em aditivos e equipamentos de dosagem permitem que a Eurotec Nutrition (sua equipe e soluções) possa colaborar para que o cliente obtenha resultados otimizados com o uso dos aditivos fornecidos pela empresa.

Neste cenário, o cliente não tem na Eurotec Nutrition apenas como um fornecedor, mas sim um parceiro na busca da resolução para seus desafios. O objetivo é permitir que o cliente possa usufruir do know-how adquirido ao longo de 25 anos de soluções técnicas no mercado de aditivos para nutrição animal. Some-se a isso, a possibilidade de contar com uma equipe de campo na área de manutenção e instalação de sistemas dosadores que tem como foco sempre ter o menor tempo de resposta para qualquer necessidade que possa surgir.

Sobre valorizar a necessidade de cada cliente

Para ilustrar o grau de importância que a Eurotec Nutrition dá para a necessidade do cliente em relação ao serviço de dosagem, pode-se voltar no tempo, cerca de 14 anos atrás, quando a linha de aditivos Stop Acid foi desenvolvida. A linha, atualmente muito difundida em toda a América do Sul, é pioneira na conservação de material in natura e nasceu a partir da necessidade de uma fábrica de reciclagem animal em controlar o índice de acidez dos seus produtos.

A indústria coletava resíduos de um frigorífico a 400 km ou mais de distância e o material chegava na planta de produção já em estado avançado de decomposição e com índices de acidez altíssimos. Com isso, não poderia simplesmente optar por não receber o material, uma vez que a viabilidade de seu negócio dependia daquele resíduo. A solução veio a partir de uma reunião de técnicos da Eurotec Nutrition com o cliente: foi concebido um novo produto com o objetivo de solucionar um problema específico para manter a qualidade da matéria-prima, sem a perda de suas propriedades nutricionais e melhorando a qualidade das farinhas e rações.

Precisa de soluções em dosagem na sua fábrica? Consulte os técnicos especialistas da Eurotec Nutrition.