Notícias

Dia do Químico: Eurotec destaca a relevância desse profissional na indústria do agronegócio

18 de junho de 2019

Ao longo do tempo, a Química se tornou uma ciência essencial para a vida moderna uma vez que introduziu inovações 100% presentes em nosso dia a dia. Os químicos sintetizaram elementos presentes na natureza, modificaram a composição de inúmeros materiais e desenvolveram novas moléculas através de avançados processos. 

O profissional da Química modifica e recombina substâncias para gerar matérias-primas empregadas na formulação de medicamentos, na geração de energia, na produção de alimentos, na purificação da água, na fabricação de bens como automóveis e computadores, na construção de moradias e na produção de uma infinidade de itens, como roupas, utensílios domésticos e artigos de higiene.

A Química também é de suma importância para a indústria do agronegócio. Fertilizantes são usados para aumentar ou recuperar a produtividade da terra, sementes são tratadas com fungicidas e inseticidas, defensivos são utilizados para combater pragas, aditivos combatem a oxidação de gorduras e a contaminação por fungos e bactérias, vacinas controlam doenças e vitaminas melhoram as rações para os animais.

É correto dizer que sem os produtos químicos e os profissionais da Química, o agronegócio não produziria as toneladas de produtos que alimentam a humanidade, com o desafio de procurar ferramentas de alto desempenho sempre alinhados à sustentabilidade.

- Na Eurotec, o profissional de química industrial pode atuar no laboratório efetuando análises químicas e físico-químicas, no controlee garantia de qualidade e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e inovação. Também é possível trabalhar na área de vendas ou como responsável técnico do estabelecimento e de produtos - explica Ivair Piccinin, profissional de Química e gerente de qualidade da Eurotec Nutrition. 

Os aditivos produzidos na Eurotec, além de promover melhorias nos processos de fabricação de rações, farinhas, farelos, grãos, sementes, entre outros, atuam no realce do sabor desses alimentos, no estímulo à boa digestão e no melhor aproveitamento das substâncias nutricionais, proporcionando saúde e bem-estar animal.

A expertise no segmento de controle de salmonela, antibacterianos, conservantes e antioxidantes em fábricas de ração, empresas de rendering (cadeia de produção de farinhas e óleos), agroindústrias, cooperativas e cerealistas permitiu o desenvolvimento de linhas 100% adequadas às demandas exigidas pelo mercado. 

Áreas da nutrição e preservação animal em que a Eurotec Nutrition está inserida

  • Antioxidantes
  • Antibacterianos (especialmente antisalmonela)
  • Melhoradores de saúde intestinal e fitogênicos
  • Antifúngicos e melhoradores de eficiência de fábricas de rações
  • Conservantes de matérias-primas
  • Aromas e Palatabilizantes
  • Emulsificantes
  • Antiespumantes
  • Adsorventes de micotoxinas