Blog

Características da produção para obter farinha de origem animal de qualidade

10 de setembro de 2019

Você sabia que existem diversos fatores que vão garantir que a farinha de origem animal produzida seja de boa qualidade? A matéria-prima a ser utilizada na fabricação da farinha deve ser fresca ou com o menor nível de deterioração possível. Também o tempo e a temperatura do digestor para o processo de cozimento das matérias-primas deve ser controlado, com a prensa regulada para otimização da separação da gordura e da umidade da torta de origem animal obtida no processo

Para obter farinha de origem animal de qualidade também o moinho deve estar em perfeitas condições para que a granulometria da farinha esteja de acordo com os padrões estabelecidos para este produto final. Além disso, deve-se observar que o acondicionamento, em sacas ou em silos, seja o mais adequado principalmente no quesito umidade. Isso é essencial para que a farinha mantenha não somente sua qualidade tanto microbiológica quanto de suas características organolépticas. 

Ainda em se tratando de farinha de origem animal de qualidade, é importante ressaltar o uso de aditivos no processo de fabricação. Destaque, neste caso, principalmente para os aditivos antioxidantes. O papel destes aditivos é prevenir o processo de rancidez oxidativa e aumentar o shelf-life do produto final. 

A qualidade da farinha de origem animal é resultado tanto das boas práticas de produção quanto do uso de aditivos antimicrobianos cuja função é fazer o controle dos patógenos microbianos, principalmente Salmonella, bem como prevenir a recontaminação destas farinhas.

Como a Eurotec contribui para o setor de reciclagem animal obter melhores resultados?

A Eurotec Nutrition, além de apoiar e participar de eventos como o Curso de Capacitação da ABRA, disponibiliza diversos outros serviços para empresas e profissionais da área de rendering ou reciclagem animal. 

A empresa conta com serviços laboratoriais, tanto de análises físico-químicas quanto microbiológicas, para acompanhamento da qualidade das farinhas e gorduras de origem animal produzidas por seus clientes. Outro diferencial é o laboratório móvel da Eurotec que permite a realização de análises diretamente na fábrica do cliente, possibilitando uma pronta resposta em relação à qualidade final dos produtos processados.

A Eurotec Nutrition dispõe também do sistema de monitoramento remoto (RMS), via Portal do Cliente, no qual os equipamentos dosadores dos produtos podem ser acompanhados em tempo real, 24 horas por dia, dando segurança de que os aditivos estão sendo eficientemente dosados. 
O Portal do Cliente também mantém histórico de compras, documentos e fichas técnicas, notificação de falhas no processo e registro na rotina de atendimento. Todos estes serviços oferecidos têm o propósito de apoiar e facilitar o serviço de funcionários, gerentes e proprietários das fábricas de farinha e gorduras de origem animal. 


Quer saber mais sobre aditivos para a produção de farinha de origem animal de qualidade? Consulte os especialistas da Eurotec.